O que muito se cobra de quem se diz cristão hoje é o perdão. Tanto os não cristãos, como os que se dizem cristãos, mas não são praticantes, como também os que se declaram cristãos, todos exigem atitudes consideradas boas perante a sociedade.
É até uma cobrança um tanto quanto injusta, pois o crente, cristão ou evangélico não pode falhar, tem que ser perfeito.
Apesar de que tem muita gente dando essa desculpa de que todos somos pecadores e de que ninguém é perfeito, justamente para continuar com suas desobediências perante Deus e justificando aos homens.
Esse texto na verdade é meramente reflexivo, antes que um religioso, fundamentalista, xiita, hipócrita, ateu, possuído, ignorante, resolva dizer que isso é heresia. Não por que ele correu atrás das passagens e suas traduções, mas porque a única bíblia que ele conhece é a que a boca de alguém lhe disse.
Não considero o perdão incondicional, tanto o nosso para com o outro, quanto o de Deus para conosco.
O perdão de Deus exigiu um preço, e alto, pago com o sangue de Jesus na cruz.
Que morreu por todos sim, antes que calvinistas, arminianos e outros istas da vida tenham algum tipo de ataque de pelanca. Mas que só salvará aqueles que reconhecerem o seu sacrifício, a sua majestade e se arrependerem de seus pecados.
Simples assim. Onde que está? Na bíblia. Tanto na evangélica quanto na católica romana.
Simples assim. Onde que está? Na bíblia. Tanto na evangélica quanto na católica romana.
Mas a minha indagação é quanto ao nosso perdoar.
Sabemos como diz Mateus 18-21,22 devemos perdoar o nosso IRMÃO infinitamente.
22 Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.
LEIA O CAPÍTULO COMPLETO: MATEUS 18
Porem em Lucas 17:3,4 coloca-se algumas condições para isso. Antes de perdoar você deve corrigir, mas o perdão nesse caso está atrelado ao arrependimento.
Logo a bíblia não me mostra parâmetro, primeiro para perdoar quem não se arrepende, e segundo, perdoar aqueles que não são considerados irmãos. Nesse caso consideramos os que professam a mesma fé. Veja a passagem abaixo.
Tomem cuidado.
"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".
Lucas 17:3-4
Tomem cuidado.
"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".
Lucas 17:3-4
Ao mesmo tempo ficamos intrigados, pois apesar de que não há nada claro com respeito ao perdão, em Lucas 6:27-36, uma passagem anterior, quando Jesus dá orientações diretas aos apóstolos, quanto aqueles que seriam inimigos do evangelho. Nesse caso é até passível de entender, pois o Evangelho não poderia ser transmitido pela força, por isso Jesus pediu que eles tivessem misericórdia e não julgassem aqueles que não entendiam os ensinamentos.
Marcos 11, talvez seja a única passagem que fala de perdoar para ser perdoado. Mas não fala quem especificamente. Mas todas as outras passagens nos leva a pensar em perdão as pessoas que nos relacionamos, que temos relacionamento, empatia, ou seja, os que consideramos irmãos.
Quanto aos outros devemos misericórdia e o não julgamento.
Então a pergunta que não quer calar. Devemos perdoar quem não se arrepende?
Se você achar base bíblica, de preferência nos ensinamentos de Jesus, é só escrever nos comentários.
Paulo Cesar Jr (Apenas uma Ovelha)
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua participação
Em breve entraremos em contato