terça-feira, 5 de setembro de 2017

Perdão Condicional, Amor Incondicional - Lucas 17:3-4 - Vivendoverbo



O que muito se cobra de quem se diz cristão hoje é o perdão. Tanto os não cristãos, como os que se dizem cristãos, mas não são praticantes, como também os que se declaram cristãos, todos exigem atitudes consideradas boas perante a sociedade.
É até uma cobrança um tanto quanto injusta, pois o crente, cristão ou evangélico não pode falhar, tem que ser perfeito.
Apesar de que tem muita gente dando essa desculpa de que todos somos pecadores e de que ninguém  é perfeito, justamente para continuar com suas desobediências perante Deus e justificando aos homens.
Esse texto na verdade é meramente reflexivo, antes que um religioso, fundamentalista, xiita, hipócrita, ateu, possuído, ignorante, resolva dizer que isso é heresia. Não por que ele correu atrás das passagens e suas traduções, mas porque a única bíblia que ele conhece é a que a boca de alguém lhe disse.

Não considero o perdão incondicional, tanto o nosso para com o outro, quanto o de Deus para conosco.
O perdão de Deus exigiu um preço, e alto, pago com o sangue de Jesus na cruz.
Que morreu por todos sim, antes que calvinistas, arminianos e outros istas da vida tenham algum tipo de ataque de pelanca. Mas que só salvará aqueles que reconhecerem o seu sacrifício, a sua majestade e se arrependerem de seus pecados.
Simples assim. Onde que está? Na bíblia. Tanto na evangélica quanto na católica romana.

Mas a minha indagação é quanto ao nosso perdoar. 
Sabemos como diz Mateus 18-21,22 devemos perdoar o nosso IRMÃO infinitamente.

21 Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?"
22 Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.
LEIA O CAPÍTULO COMPLETO: MATEUS 18


Porem em Lucas 17:3,4 coloca-se algumas condições para isso. Antes de perdoar você deve corrigir, mas o perdão nesse caso está atrelado ao arrependimento.
Logo a bíblia não me mostra parâmetro, primeiro para perdoar quem não se arrepende, e segundo, perdoar aqueles que não são considerados irmãos. Nesse caso consideramos os que professam a mesma fé. Veja a passagem abaixo.

Tomem cuidado.
"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".
Lucas 17:3-4

Ao mesmo tempo ficamos intrigados, pois apesar de que não há nada claro com respeito ao perdão, em Lucas 6:27-36, uma passagem anterior, quando Jesus dá orientações diretas aos apóstolos, quanto aqueles que seriam inimigos do evangelho. Nesse caso é até passível de entender, pois o Evangelho não poderia ser transmitido pela força, por isso Jesus pediu que eles tivessem misericórdia e não julgassem aqueles que não entendiam os ensinamentos.

Marcos 11, talvez seja a única passagem que fala de perdoar para ser perdoado. Mas não fala quem especificamente. Mas todas as outras passagens nos leva a pensar em perdão as pessoas que nos relacionamos, que temos relacionamento, empatia, ou seja, os que consideramos irmãos.
Quanto aos outros devemos misericórdia e o não julgamento.

Então a pergunta que não quer calar. Devemos perdoar quem não se arrepende?

Se você achar base bíblica, de preferência nos ensinamentos de Jesus, é só escrever nos comentários.

Paulo Cesar Jr (Apenas uma Ovelha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação
Em breve entraremos em contato